Samba um dia, samba sempre

Samba um dia, samba sempre

Carnaval 2017 - enredo (thème) et samba enredo

paraiso.png

 

 

tuiuti.jpg

 

 

Thème : Carnavaleidoscópio Tropifágico

 

É tropicália olha aí... É tuiuti
meu paraíso não existe nada igual
ora pois, pois... Sou tupiniquim
no pindorama todo dia é carnaval
brasil riqueza da mãe natureza
meu chão morada da felicidade
se for pecado... Tô condenado
eu sou amante dessa liberdade
daquela lei surgiu um laço de união
macunaíma devorando a arte
coração balançou muito samba no pé
lá no morro nasceu nosso parangolé
a revolta se fez, a semente brotou
quem vestiu coloriu...por aí se espalhou

ê bahia... É lindo o movimento musical
e segue a massa pra viver essa aventura
quanta mistura... Intercâmbio cultural
e na terra da garoa... Tropicalista
debochando numa boa... Salve o artista
degustar e consumir foi a opção
tantas flores nos jardins 
encarando a opressão
mas raiou o sol
iluminando os versos da canção

alô povo brasileiro... Aquele abraço!
Caminhando deixo o sonho me levar
a esperança que brilha no meu olhar
é o segredo dessa vida

 

 

granderio.png

 

 

2017_Granderio_Logo_Enredo.jpg

 

Enredo : Ivete do Rio ao Rio

 

 

a grande rio vem dar um banho de axé
salve! Toda essa gente de fé
o tambor da invocada promete
levanta a poeira ivete

brilha minha estrela
alumia o meu caminhar
menina baiana do juazeiro
saudade mandou um cheiro
velho chico... Histórias fez lembrar
nossa senhora sempre a me guiar
sol inclemente
terra seca era o sertão adolescente, abraço o violão
forroziei, pulei fogueira, viva são joão
minha família, doce inspiração

e lá vou eu, pé na estrada
e lá vou eu, meu amor
olhos de fogo da serpente encantada
iluminavam meu destino a salvador

cantei a noite buscando o que eu queria
alegria! Alegria!
Guitarra, frevo, tambores que têm magia
ê bahia! Ê bahia!
Com a eva encantei toda cidade
no trio arrastei as multidões
canto a minha verdade, africanidade
mistura de emoções
meu timbau... Virou sucesso internacional
nos palcos do mundo o estrelato, a consagração
mãe preta no seu acalanto
me fez mainha, embalei toda nação
comunidade, povo do gueto, eu sou
caxias me abraçou

 

 

imperatriz.png

 

 

imperatriz 2.jpg

 

Enredo : Xingu, o clamor da Floresta

 

Brilhou… a coroa na luz do luar!
Nos troncos a eternidade… a reza e a magia do pajé!
Na aldeia com flautas e maracás
kuarup é festa, louvor em rituais
na floresta… harmonia, a vida a brotar
sinfonia de cores e cantos no ar
o paraíso fez aqui o seu lugar
jardim sagrado o caraíba descobriu
sangra o coração do meu brasil
o belo monstro rouba as terras dos seus filhos
devora as matas e seca os rios
tanta riqueza que a cobiça destruiu

sou o filho esquecido do mundo
minha cor é vermelha de dor
o meu canto é bravo e forte
mas é hino de paz e amor

sou guerreiro imortal derradeiro
deste chão o senhor verdadeiro
semente eu sou a primeira
da pura alma brasileira
jamais se curvar, lutar e aprender
escuta menino, raoni ensinou
liberdade é o nosso destino
memória sagrada, razão de viver
andar onde ningúem andou
chegar aonde ninguém chegou
lembrar a coragem e o amor dos irmãos
e outros heróis guardiões
aventuras de fé e paixão
o sonho de integrar uma nação
kararaô… kararaô… o índio luta pela sua terra
da imperatriz vem o seu grito de guerra!

Salve o verde do xingu… a esperança
a semente do amanhã… herança
o clamor da natureza
a nossa voz vai ecoar… preservar!

 

 

vila.png

 

 

vila.jpg

 

Enredo : O som da cor

 

Ouça essa voz
a pele arrepia ao som da batida…
força dos meus ancestrais
herança que fez ressoar o rufar do tambor
pra gente dançar assim, feliz
maracas encontram tamborins
o reggae celebra mensagens de paz
oh minha flor, quero você em meus braços
bailando no mesmo compasso
um tango de drama e amor

vila,
“azul” que dá o tom à minha vida
um “sopro” de esperança na avenida
eu faço um pedido em oração
ouvi-la pra sempre no meu coração

um solo de guitarra a embalar
“soul” a mais perfeita forma de expressar
eu vou, eu vou… onde fez raiz a tradição nagô
eu vou, eu vou, foi
o povo do samba quem me chamou
ginga no lundu, (morena)
negro é o rei (é o rei)
toque de ijexá, (afoxé)
pra “purificar” (minha fé)
gira baiana, deixa a lágrima rolar
quando no terreiro novamente ecoar

ôô, kizomba é a vila
firma o batuque no som da cor
valeu zumbi, a lua no céu
é a mesma de luanda e da vila isabel

 

 

salgueiro.png

 

 

logo salgueiro.png

 

 

Enredo : A divina comedia do Carnaval

 

Vou embarcar em ilusões
à loucura me entregar
prazer…
sou poeta delirante, o amante
na profana liberdade
devoto da infernal felicidade
quero o gostoso veneno do beijo
saciar o meu desejo
me embriagar
nos braços da folia me jogar

vou me perder pra te encontrar
enlouquecer, morrer de amar!
Pra que juízo, amor? A noite é nossa…
do jeito que o pecado gosta!

Sinto minh´alma se purificar
vislumbrar…
o paraíso, no firmamento
três “com sagrados” talentos
“vê, estão voltando as flores…”
lá, onde ressoam tambores
toca batuqueiro, dobre o rum
aos presentes de orum…
gira baiana e faz do céu um terreiro
tinge essa avenida de vermelho
é nossa missão, carnavalizar a vida…
vida é feita pra sambar!
Dessa paixão que encanta o mundo inteiro

só entende quem é salgueiro…
só entende quem é salgueiro…

 

 

 beijaflor.png

 

 

 

beija.jpg

 

 

Enredo : a Virgem dos labios de mel - Iracema

 

Ara quem bateu no chão
a aldeia toda estremeceu
o ódio de irapuã
quando a virgem de tupã se encantou com o europeu
nessa casa de cabloco hoje é dia de ajucá
duas tribos em conflito
de um romance tão bonito começou meu ceará

pega no amerê, areté, anama
pega no amerê, areté, anama

bem no coração dessa nossa terra
a menina moça e o homem de guerra
ele sente a flecha, ela acerta o alvo
índia na floresta, branco apaixonado
vem pra minha aldeia, beija-flor
tabajara, pitiguara bate forte o tambor
um chamado de guerra, minha tribo chegou
reclamando a pureza da pele vermelha no ventre bate o coração de moacir
o milagre da vida, me faz um mameluco na sapucaí
oh linda iracema morreu de saudade
mulher brasileira de tanta coragem
um raio de sol a luz do meu dia
iluminada nessa minha fantasia

a jandaia cantou no alto da palmeira
no nome de iracema
lábio de mel, riso mais doce que o jati
linda demais cunhã-porã iterei
vou cantar jureme, jureme, jureme
vou cantar jurema, jurema
uma história de amor, meu amor
é o carnaval da beija-flor 

a nossa voz vai ecoar… preservar!

 

ilha.png

 

 

ilha.jpg

 

Enredo : Nzara Ndembu, gloria ao Senhor Tempo

 

Dos bantos nzambi o criador
giram ampulhetas da magia
salve rei kitembo
nzara ndembu em poesia
pra dar sentido à vida, transformar
numa odisseia rasga o céu, alcança a terra
sagrada é a raiz nzumbarandá
katendê, segredos preserva
e avermelhou, kiamboté nos fez caminhar
na luta entre o bem e o mal, forjou kiuá
senhores sagrados, irão celebrar
kukuana é fartura, natureza a festejar
ndandalunda a me banhar (me banhar)
seiva que brota o chão
em rituais de purificação
e no balanço da maré (da maré)
samba kalunga nos traz
das profundezas peixes abissais
a chama ardente é fogo
o fogo que queima é paixão
é nzazi fazendo justiça
na força de um trovão
que dita as leis do universo
e nos ensina a lição
quando o sol beijou a lua
viu no céu inspiração
matamba soprou
o vento levou pra angola reinar
plantou o amor
a árvore da vida é a vida que dá

êh êh no girê, êh no girê
macurá dilê no girá
é o tempo de fé, união
o tambor da ilha a ecoar

 

 

saoclemente.png
 

 

saoclem.png

 

Enredo : "Onisuáquimalipanse"
(Envergonhe-se quem pensar mal disso)

 

 

Contam… que o governante de um país
dançava as noites tão feliz
e brincava mascarado
do zum zum do carnaval
bailou… como o astro-rei de um poema
ao final da cena
houve aclamação geral

o sol… a partir desse tal dia
ganhou a honraria de símbolo real
daí então o ministro do tesouro
ergueu a peso de ouro
um palacete e convidou
o soberano que encantou-se nos jardins
com a beleza se mirando nas águas do chafariz
foi assim que descobriu nessa festança
que havia comilança em sua pátria mãe gentil

chega ao fim tanta cobiça
quem levou não leva mais
majestade da justiça
palavra de rei não volta atrás

usando a mesma régua e o mesmo traço
construiu-se outro palácio
de imponência sem igual
ecoam pelos ares de versalhes
os acordes de um baile suntuoso e triunfal

a coroa do sol vem me coroar
alumiou, deixa alumiar
que hoje o rei sou eu
brilhando com a ginga que o samba me deu

 

 

mocidade.png

 

 

logo_mocidade_2017_final.jpg

 

Enredo : As Mil e Uma Noites de uma Mocidade pra lá de Marrakesh

 

Fui no deserto roncar meu tambor
pra alah conhecer meu xangô
de repente a miragem aparece
na praça, um senhor, contando histórias de amor
eu fui pra lá de marrakesh
minha zona oeste comovida de paixão
és minha “el jadida”, meu teatro de ilusão
tanto assim que o meu olhar
vê no mar de gibraltar, sereias
dama das areias de iemanjá
teu deserto, meus sertões
beduínos, lampiões… “vadeia”
mistura alaúde com ganzá

abre-te sésamo que o samba ordenou
mil e uma noites de amor
põe alladin no agogô, tantan na mão de simbad
meu ouvido é de mercador

abre-te sésamo que o samba ordenou
mil e uma noites de amor
é o saara de lá com o saara de cá
minha mocidade chegou…

chegou… chegou… de padre miguel, a candeia
a caravana de além-mar retorna a nossa aldeia
óh meu brasil, abrace a humanidade
és a pátria mãe gentil da amizade

brilha o cruzeiro do sul do oriente de alah
céu de sherazade
vem pra marrocos, meu bem
vem minha vila vintém
sonha mocidade

 

 

 

tijuca.png

 

 

tijuca.jpg

 

 

 

Enredo : Música na Alma, Inspiração de uma Nação

 

Sinta o som…
É melodia, música
Negro dom que acalentava os nossos ancestrais
É muito mais, é liberdade a luz da inspiração
Hoje a Tijuca é quem dá o tom em notas e acordes musicais
Viaje na barca das canções
Um jazz embalando os corações
Num sopro a saudade, a moda country se eternizou
E o meu Borel americanizou

Chega, my brother… vem ver
A batucada é de enlouquecer
Pura Cadência de bambas juntou guitarra e pandeiro
Ta aí um soul de um jeito brasileiro

Ôôô… o som do rock ecoou
Nas ondas do rádio embalou gerações
As baladas do cinema despertam
Tamanhas emoções
Mudando de hábito o pop é samba
Deixa chover que hoje eu vou cantar
Sou eu da nação tijucana mais um pop star “vem com a gente sambar”
A musicalidade desse seu país
Virou paixão universal
Nessa avenida, rege o enredo do meu carnaval

Invade minh’alma a linda canção
No tom da vitória chegou meu pavão
Com samba no pé, nós vamos à luta
Tô na boca do povo, meu nome é Tijuca

 

 

portela.png

 

 

 

portela.jpg

 

 

Enredo : Foi um rio que passou em minha vida  e meu coração se deixou levar

 

 

Vem conhecer esse amor
a levar corações através dos carnavais
vem beber dessa fonte
onde nascem poemas em mananciais
reluz o seu manto azul e branco
mais lindo que o céu e o mar
semente de paulo, caetano e rufino
segue seu destino e vai desaguar

a jangada vai chegar na aldeia
alumia meu caminho, candeia
onde mora o mistério, tem sedução
mitos e lendas do ribeirão

cantam pastoras e lavadeiras pra esquecer a dor
tristeza foi embora, a correnteza levou
já não dá mais pra voltar (ô iaiá )
deixa o pranto curar (ô iaiá)
vai inspiração, voa em liberdade
pelas curvas da saudade
óh mãmãe orayeyeo vem me banhar de axé orayeyeo

é água de benzer, água pra clarear
onde canta um sabiá

salve a velha guarda, os frutos da jaqueira
oswaldo cruz e madureira
navega a barqueada, aos pés da santa em louvação
para mostrar que na portela o samba é religião

o perfume da flor é seu
um olhar marejou sou eu
quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar

 

 

mangueira.png

 

 

 

mangueira.jpg

 

 

 

Enredo : So com a ajuda do Santo

 

 

Mangueira… eu já benzi minha bandeira
bati três vezes na madeira
para a vitória alcançar
no peito patuá, arruda e guiné
para provar que o meu povo nunca perde a fé
a vela acesa pro caminho iluminar
um desejo no altar, ou no gongá
vou festejar com a divina proteção
num céu de estrelas enfeitado de balão
é verde e rosa o tom da minha devoção
já virou religião

o manto a proteger, mãezinha a me guiar
valei-me meu padim onde quer que eu vá
levo oferendas à rainha mar
inaê, marabô, janaína

abriram-se as portas do céu, choveu no roçado
num laço de fita a menina pediu comunhão
bala, cocada e guaraná pro erê
meu padroeiro irá sempre interceder
clareia… tenho um guerreiro a me defender
firmo o ponto pro meu orixá (no terreiro)
pelas matas eu vou me cercar (mandingueiro)
mel, marafo e abô…
só com a ajuda do santo eu vou (confirmar meu valor)
o morro em oração, clamando em uma só voz
sou a primeira estação, rogai por nós!

O meu tambor tem axé mangueira
sou filho de fé do povo de aruanda
nascido e criado pra vencer demanda
batizado no altar do samba

 

 

 lierj.jpg

 

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLqQ4ZQFFplELvOQCd4lhaWhoJt6vLoGNO

 

 

 

 

 

 

 

 

ACADEMICOS DO SOSSEGO 

 

Thème 2017 "Zezé Motta, a Deusa de Ebano"

 

sossego.jpg

 

 

Eu vi Mamãe Oxum clarear a cachoeira. Eu vi Mamãe Oxum clarear a cachoeira.
Zezé Motta vai brilhar, nasce uma estrela.
Sossego mandou me chamar, eu vou!
Ora yê yê, Oxum, aiê iê ô!
Ora yê yê, Oxum, aiê iê ô!

 

Deusa de Ébano, suba ao seu templo sagrado.
Dionísio embriagado de alegria te oferta a lira de Orfeu.
Ah, é uma honra! Eu já fui Conceição.
Farei dessa avenida um quilombo
“Nas voltas do meu coração”.

 

Volte a reinar, Xica da Silva!
Rufam os tambores por dignidade.
Pois é, “meu sangue não nega”,
Trilha sonora da senhora liberdade.

 

Fiz dançar a hipocrisia numa “negra melodia”.
Tenho a cor da noite, a dor ensina.
Seja a luz que ilumina, ó divina!
Serei até quando a tela deixar meus nobres irmãos atuar.
Onde o sol bate e se firma, abrem-se as cortinas.
Negras estrelas caem do céu.
Terá a igualdade um cintilante papel.
Até breve, diva. Axé!
“Muito prazer, eu sou Zezé”

 

 

 

 

Bandeira_do_GRES_Alegria_da_Zona_Sul.png

 

Alegria da Zona Sul a choisi cette année pour thème Beth Carvalho

 

logo_da_alegria_da_zona_sul_2017.jpg

 

 

 

É lindo luar
ilumine as “andanças” dessa gente
é samba, tambores a contagiar
é samba… malandro, vadio, valente
então, a pequena bailarina
viu a “alvorada” menina
lá no morro, que beleza
seguiu a melodia da canção
as “folhas secas” e as “rosas” de mangueira
e descobriu seu dom, amor pra vida inteira

 

“esquece a dor”… entra na roda
“doce refúgio” onde a arte foi morar
caciqueando à sombra da tamarineira
o subúrbio te chama pra cantar

 

Sambista de corpo e alma
“você vale ouro”, é inspiração
no sonho da democracia
lutando pela liberdade de expressão
um coração que espelha a grandeza
tão “gloriosa” que “nem cabe explicação”
bonito é falar de você
ouvir tua voz encontrando o infinito
madrinha, “divina” dama
o povo te aclama, “não é pecado sambar”
“o show tem que continuar”

 

Bate na palma da mão, levanta poeira
de vermelho e branco, vou festejar
na alegria, o batuque é de arerê
beth carvalho, o meu samba é pra você

 

 

 

UNIDOS DE VIRADOURO a choisi de décliner cette année le thème de l'enfance (et chaque enfant est un roi)

 

 

logo-viradouro-2017.jpg

 

Os sonhos nos acordes da canção
O coração se entrega à magia
Cenário de aventura e ilusão
Onde a imaginação é poesia
No meu pequeno lugar viajei
Na infinita imensidão do meu olhar
Gira boneca, brinca de porta-bandeira

Nessa brincadeira quero ser seu par

Desejo ser mais um super-herói
Porque menino sonha demais
Menino sonha com coisas que nunca esquece
E quando cresce não vê jamais

Erê, erê, erê, erá
Ê menino rei, vem batucar

Quem dera poder tocar as nuvens de algodão
Quem dera mergulhar na doce tentação
Colorir um mundo bem mais belo
Fazer da alegria o meu castelo
Com lápis de cor, eu vou desenhar
Traços da minha paixão
No amanhã, eu acredito é nessa molecada
Que não dá bola pra tristeza, não
Na proteção da Ibejada

Abre a roda ioiô... É ciranda
Entra na roda criança, vem sambar
Viradouro... foi nesse chão que me criei
Aqui todo menino é um rei

 

 

bg_socio_imperial.jpg

 

 

Imperio da Tijuca

 

Thème 2017 : O ultimo dos profetas

 

TIJUCA.png

 

Raio de luz prenuncia a vinda
a noite encantada é tão bonita
virá um anjo bom anunciar um nascimento na aldeia de judá
o emissário da esperança
um ser de luz
profeta, de muita fé no coração
sou teu seguidor nessa missão

 

Deixa florescer palavras
renascer da dor
salve o meu santo
tua mensagem é que me traz acalanto
venho te homenagear, em verde e branco

 

Na umbanda ele é o rei xangô
kaô kabecilê
vem ver no ylê meu orixá dançando no xirê
levo no balaio o amalá
na pedreira eu vou ofertar

 

Yaô xangô é protetor

 

Na festa junina segue a devoção
vem “si minino” pro forró e pro baião
a sinfonia com a zabumba e viola
dançar quadrilha meu amor chegou a hora
de pular fogueira, soltar balão é “pra lá de bão”
o céu fica todo iluminado o arraiá tá animado
viva são joão!

 

O meu imperio é a voz da justiça
o morro da formiga canta em louvação
então me batizei em tuas mãos
nas águas do rio jordão

 

 

 

 

CURICICA

 

curicica 2.jpg

 

 

Thème 2017 : o importante é ser feliz (l'important c'est d'être heureux)

 


 curicica.png

 

 

Revirando nosso baú de lembranças
encontrei brinquedos fascinantes
e voltei aos tempos de criança
tem ciranda, amarelinha
campainha da vizinha
pique esconde, pique tá
e aquela brincadeira de beijar
na tela da tv tem trapalhada
dinheiro voando, gargalhada
chega a rainha em sua nave espacial
ô terezinha, vocês querem bacalhau

 

É o amor, é o amor, é fogo e paixão
“mina” veneno conquistando coração
bota o vinil pra tocar
quero vê-la sorrir, quero vê-la cantar

 

A cada dia surge um novo amanhecer
quem sabe faz a hora
não espera acontecer
o tempo voa
cara pintada gritou não foi à toa
nada do que foi será
a natureza é forte
mas tem que preservar
mais educação pra esse povo varonil
salve a juventude do brasil cantando e recordando antigos carnavais
tempos que não voltam mais
nosso baú é esse, veleu!
Diz: qual é o seu?

 

Vem comigo amor, sou curicica
não interessa o que o outro diz
não se reprima, solte essa fera
o importante é ser feliz!

 

 

 

ESTACIO DE SA rendra hommage à Gonzaguinha - vai homenagear Gonzaguinha

 

logo_gonzaguinha_pg.png

 

 

 

Acreditava na vida…
e na alegria de ser feliz
andava no são carlos
pensava em ser guerreiro
com terras e gentes a conquistar
ô dina… seu guri foi em busca de um sonho
espalhar todo amor que componho
pus a perna no mundo e parti
ô dina… seu moleque voltou novamente
pra fazer mais feliz essa gente
chega de chorar, vamos sorrir

 

Eu vou mostrar pra vocês
como se dança o baião
acender a fogueira
louvar são joão
herança que vem de pai
lembranças do seu lugar
saudade meu remédido é cantar!

 

Quando eu soltar a minha voz entenda
que palavra por palavra
eis aqui a minha escola
se entregando
diga lá meu coração
na moçada ponho fé
peito aberto lá vou eu
porque nada foi em vão
é… a esperança continua
quero sentir a dor dessa manhã
olha o meu povo cantando nas ruas
viver e não ter a vergonha de ser feliz
cantar… a emoção de um aprendiz
a vida é um grito de alerta
um ponto de interrogação
é bonita! O que é diga lá meu leão?

 

Eô eô eá… berço do samba! Estácio de sá!
Eô eô eá… a nossa festa vai recomeçar!

 

 

 

ACADEMICOS DE SANTA CRUZ

 

Enredo : Vou levar somente o que couber no bolso e no coração... uma viagem de sabedoria além da imaginação

 

 

SANTA CRUZ.png

 

 

Vai jorrar na fonte da sabedoria
de encantos e magias
os tambores vão soar
conta um sábio ancião
que na luta do bem contra o mal
um menino com dom divinal
enfrentou e venceu karabá
onde nasce a fantasia
contos de raro esplendor
há uma luz de esperança
brilhando no olhar do escritor

vibrante alegria
gigante aventura
era uma vez na ilusão
a princesa e o dragão
no encontro da leitura


eu vou, me leva
nas asas da imaginação
voltar a ser criança
guardar a herança de cada lição
a literatura infantil
enriquece meu brasil
vem conhecer meu castelo
num sonho mais belo
que a inocência traduz
ó monteiro lobato
o gênio de fato
ilumina santa cruz

só vou levar na minha emoção
o que cabe no bolso e no meu coração
nossa escola é paixão, verdadeira raiz
é verde e branco, um final feliz


 

 

ROCINHA

 

logo-Rocinha-2017.jpg

 

 

 

 

 

Quando a minha escola cruza o alvorecer
a borboleta me faz renascer
nessa avenida colorida
as luzes de um sonho iluminaram meu caminho
o teatro de revista traçou meu destino
apotesose da ilusão (ilusão)
é ordem do rei, brincar sem parar
do circo encantado
às maravilhas do mar
ao som dos tamborins, cheguei para convidar
a sereia para sambar

 

Quando a bola rolou, a chuva caiu
o mundo aplaudiu o gênio joão
a arte nas asas de um beija-flor
do lixo ao luxo o talento do professor

 

Embarque no trem que vai te levar
eu vi na história a coroa brilhar
o que a banana tem? Cai nessa festa
vista a fantasia é carnaval, meu bem
amor… de ramos vi brotar a linda flor
e hoje colhe os frutos que plantou
é a “rosa” mais bela desse meu jardim
no “saçarico” do marquês, a sapucaí vai levantar
pra aplaudir de pé, eu sou mais um freguês
oh mestre… aonde estiver

 

Quero ver segurar… rocinha
o embalo do meu samba vai te guiar
olha a estrela no céu, é viriato a brilhar
o grande artista da cultura popular

 

 

 

ACADEMICOS DO CUBANGO

 

 

Logo_Cubango2017.gif

 

 

 

Vai minha inspiração
com prazer sou joão
um certo nogueira
sou resistência a correr nas veias
e poesia feito “lenha na fogueira”
em tempos de versos açoitados
batuque acorrentado
meu samba não se calou
reinando no auge do seu centenário
ele é imortalizado
vem mostrar o seu valor
quebram-se as correntes do passado
hoje o samba é magistrado
tem diploma de doutor
a cura da mente e do coração
é o poder da criação

 

Nesse terreiro tem clara guerreira
“batucajé” não é brincadeira
firmei o ponto no canto de um “sabiá”
tem axé pra iluminar a força no meu caminhar
lá no céu tua fé que me fez sonhar
e de joelhos saudei o meu orixá

 

“por onde andarás” morena?
Cabrocha que roubou meu coração
“restou essa saudade” da pequena
e o “consolo do antigo violão”
e é por isso que eu vivo no clube do samba
em terreiros de bambas a cantar
num beijo apaixonado de oswaldo cruz em madureira
nascia um verdadeiro amor
nas asas de uma águia altaneira
a vida é um dom de deus
se o espelho é bom ninguém jamais morreu
vou viver pra sempre nesse manto
existir nesse azul repousar no teu canto

 

Ôô… eu sou o espelho do espelho que não quebrou
ôô… cubango é nó na madeira

 

 

 

 

INOCENTES DE BELFORD ROXO

 

 

inocentes.jpg

 

 

Enredo: “Vilões – O verso do inverno”

 

 

Carnaval
divina comédia do povo
e o mundo de pernas pro ar
o bem e o mal, virou o jogo
a barca tá pegando fogo
vem desse jeito, amor
que hoje eu tô que tô
deixe a serpente te abraçar
eu não sou marginal, sou marginalizado
beijo roubado não é pecado

 

Cobriu a cabeça e o bumbum de fora
eu também quero, é minha hora
macunaíma anti-herói do meu brasil
ninguém sabe, ninguém viu

 

Ô seu moço, foi essa vida que me fez assim (assim, assim)
quando a máscara cair (deixa cair)
por favor, olha pra mim
desculpe amor, se um dia fiz você chorar
foi ilusão, um personagem pra te encantar
vou… levar as cores do seu pavilhão
e guardar pra sempre no meu coração
sou de belford roxo um bom sujeito
na charada dou meu jeito, minha resposta é no samba
sou de belford roxo um bom sujeito
a baixada também é… terra de gente bamba

 

Vou virar pelo avesso, de trás pra frente
de baixo pra cima, sou inocentes
mete a mão batuqueiro o samba chamou
o vilão na avenida é vencedor

 

 

 

 

IMPERIO SERRANO

 

IMPERIO SERRANO.jpg

 

Abre a janela vem ver ôô poesia brotar no quintal
o carnaval florescer
menino bernardo em meu ser
reinvento o meu pantanal
o som do apito a tocar anuncia a cor
um canto verde do índio enfeitiçou
guardando o segredo das águas
regando o mar de xarayés
o eldorado reina aos meus pés

 

O som que salta do brejo
empresto a viola
a paz do meu lugar “aflora”
é feito um império em procissão
enfeito meu coração morada do meu viver
tem casa que anda por esse chão
bandarra é meu coração que voa no entardecer

 

Menino do mato o nosso verde faz o céu emocionar
e o branco então floriu meu chão
atento, um feroz olhar
luar… que me traz a lembrança
nossa senhora é fé, esperança
de um pantaneiro a lutar
reizinho… de tantas vitórias
cantando eu declamo esse amor por você
eu sou império
abra o meu livro pois tu sabes ler

 

A minha história já fala por mim
sou resistência, orgulho sem fim
tem poesia no ar, você já sabe quem sou
pelo toque do agogô

 

 

 

UNIDOS DE PADRE MIGUEL

 

Thème : Ossain, o poder da cura

 

UNIDOS PADRE MIGU.jpg

 

Os tambores na floresta
são clamores pela cura
a raiz se manifesta onde a seiva se mistura
cai a tarde vai cruzando o céu, eyé
o olhar sagrado vai resplandecer
a quem foi um dia escravo, senhor do axé
ossain macera nas folhas a fé
ossain prepare o pilão
a sua missão é o legado de olodumaré

 

Êh katendê, lá na mata da jurema
kosi ewe kosi orixá
abô, abô
preto véio ensinou, hoje eu quero me banhar

 

A lua de prata clareia
babalossain na aldeia
xangô tentou se apoderar
clamou aos ventos de yansã
mas o mistério sempre estará
nas mãos do filho de nanã
oxalá ao seu herdeiro, minha devoção orunmilá, traga em seus olhos nossa proteção
o samba é o remedio da alma
o sassain que vai além
chegou o dia, na tribo da vila vintém

 

Vai ter xirê, ogans e alabê
ossain motumbá
hoje a unidos de padre miguel
tem o poder de curar

 

 

RENASCER DE JACAREPAGUA

 

Thème o papel e o mar

 

 

renascer.jpg

 

Almirante joão
sou carolina de jesus
carrego papelão, você navega sua cruz
na correnteza a sua voz foi mergulhar
eu fiz dos versos a fortaleza pra morar

 

Sou a filha da miséria
você nasceu pra guerrear
nós somos a liberdade
eu sou papel, você é o mar

Sobrevivi na escuridão
sem ter você, inspiração
ôôô desatando os nós
hoje a renascer fala por nós

 

João
negro feiticeiro
o timoneiro conquistador
carolina é alforria
poesia da alma que se libertou
na luta contra a tirania
na ressaca da agonia, rubro oceano
dragão dos mares
segue a costeira ganhando lares
nossa bandeira, guanabara
o leme da revolução
salve a negrura, salve a bravura
resgatada do porão

 

Oh mestre sala quem te ensinou a bailar
um marinheiro sabe o balanço do mar
a chibata não estala mais
quantos sonhos guarda o velho cais

 

 

 

PORTO DA PEDRA

 

 

Enredo : “Ó abre-alas que as Marchinhas vão passar!”

 

 

logo-Porto-da-Pedra-2017-1.jpg

 

Vai chover…confete e serpentina sou pierrot, você é a colombina
sassaricando daqui…sassaricando dali…
faço de tudo pra ganhar seu coração linda morena, no meu cordão vem sambar
o bonde está lotado, pode festejar!
Olê, olá, de noite a maria é outra
o careca está a solta e o vovô ficou pra trás
oh! Que beleza, a cabeleira do rapaz

 

Será, meu bem, que zezé vai revelar?
O que ele é nessa avenida
é nesse embalo que hoje vou me acabar
o carnaval do povo ninguém vai calar

 

Aqui tudo é brincadeira
tanta sujeira no cenário social
desde os tempos de cabral
ê ê ê me dá um dinheiro aí…se não der, pau vai comer
cadê você? Foi brincar em madri
ou pensou em fugir pro calor do saara?
Me abraça, amor…nesta folia sou um sonhador
bebo até cair porque o rei mandou
na cidade de encantos mil
quando a saudade invade meu peito
revivo grandes carnavais
no branco da minha bandeira celebro a paz

 

Abram alas! Meu tigre chegou
cantando versos de amor
no esplendor do amanhecer
quero ver me segurar
tem marchinha até o dia clarear

 


 

 



09/01/2017
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 48 autres membres